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O INIPAT é o insituto público responsável pelas atividades de investigação e prevenção de acidentes de transportes do Estado Angolano. As investigações são embasadas na legislação de segurança operacional dos transportes do Estado Angolano e nas normas e práticas recomendadas pelas orgaizações internacionais dos transportes aéreos, marítimos e ferroviários sobre a matéria de segurança operacional dos transportes.

Atividades - É da análise técnico-científica do acidente ou incidente de transporte que se retiram valiosos ensinamentos. Esse aprendizado, transformado em linguagem apropriada, é traduzido em recomendações de segurança específicas e objetivas para os factos analisados, acarretando ao seu destinatário (proprietário, operador de equipamento, fabricante, piloto, marrinheiro, maquinista, motorista, oficina, órgão governamental, entidade civil, etc.) o cumprimento de acção ou medida que possibilite o aumento dos níveis de segurança operacional.

A Recomendação de Segurança Operacional (RSO) é uma acção ou conjunto de acções, dirigidas a determinado órgão ou entidade e referente à circunstância específica, formulada e emitida com o objectivo de eliminar ou controlar determinada situação de risco para a segurança de passageiros, carga, tripulantes.

1. O que são Gravadores de Voo?

Nos processos de validadção das hipóteses sobre a determinação dos factores contribuintes e consequentemente das causas envolvidas, visando prevenir os acidentes de transportes, o INIPAT conta com importantes ferramentas de registo e armazenamento de dados denominadas por gravadores de voo, tradicionalmente conhecidas por “Caixas Pretas”. Os gravadores de voo são dispositivos que registam, de forma contínua durante o voo, os parâmetos de voo em formato de áudio e dados. São registos feitos em módulos de registos apropriados, protegidos e projectados para serem usados como ferramentas de apoio aos processos de investigação de ocorrências aeronáuticas. Os gravadores de voo são protegidos por envólucros de cor de laranja, por ser uma coloração mais fácil de ser localizada.

Mas o que torna os gravadores de voo indestrutíveis? A parte mais importante do gravador de voo, fabricada para suportar os requisitos de resistência e protecção dos módulos de gravação, é chamada de unidade de sobrevivência da memória ao impacto, conhecido em inglês por “crash survivable memory unit (CSMU)”. Os modelos mais modernos e leves são feitos de liga de titânio e, como isolante térmico, é utilizada a sílica.


   

2. Como surgiram os Gravadores de Voo?

Concebidas, em 1953, pelo cientista David Warren, do Laboratório de Pesquisa Aeronáutica da Austrália, a caixa-preta representou o avanço na elucidação de acidentes, uma vez que até então a investigação se restringia à análise dos escombros/destroços que restavam do aparelho.

Warren percebeu que os pilotos certamente se debatiam com os problemas enfrentados antes de um desastre e esse diálogo poderia ser crucial na reconstrução dos factos. O cientista idealizou o sistema que gravasse a comunicação na cabine dos pilotos. A ideia do dispositivo surgiu após o estudo da primeira queda de avião comercial de passageiros no mundo, o Comet, em 1953. Foi no final dos anos 60 que o gravador de voo viria a ser essencial em rotas comerciais. Deste então, a indústria de helicópteros, navios e locomotivas também passou a desenvolver equipamento semelhante. A maioria dos modelos tem o tamanho médio de uma caixa de sapato e pesa cerca de 5 quilos.


   

3. Tipos de Grvadores de Voo

Os Dispositivos de gravadores de voo são, normalmente compostos por dois (2) módulos, nomeadamente, o “Gravador de Voz de Cabine” e o “Gravdor de Dados de Voo”. Entretanto, também a indústria aeronáutica disponibilização gravadores de voo combinados, isto é, os dois módulos são acoplados num só dispositivo.

(a) Gravador de Voz de Cabine

O Gravador de Voz de Cabine, conhecido em inglês por “Cockpit Voice Recorder” e abreviadamente denominado por (CVR), é um dispositivo usado para gravar os sons das comunicações feitas no cockpit da aeronave de acordo com os respectivos canais de comunicação: canal do piloto com o controle de tráfego, canal do piloto com o copiloto, canal do piloto com a cabine de passageiros/comissários e canal geral do ambiente da cabine de pilotagem, foi projetado para resistir às diversas condições de acidentes aeronáuticos.

(b) Gravador de Dados de Voo

O Gravador de Dados de Voo, conhecido em inglês por “Flight Data Recorder” e abrevidamente denominado por (FDR), e um equipamento com a função de gravar dados dos diversos sistemas das aeronaves, incluindo parâmetros dos motores durante o voo, foi projetado para resistir às diversas condições de acidentes aeronáuticos.

(c) Gravadores de Voo Combinados

Os gravadores de voo combinados, conhecidos em inglês por “Cockpit Voice and Data Recorder”, abreviadamente denominados por (CVDR), é uma espécie de junção do CVR com o FDR num único dispositivo de gravação. Normalmente, é capaz de armazenar duas horas de áudio, em alta qualidade, em quatro canais simultâneos e permite o armazenamento de no mínimo 25 horas para os dados de voo.

   
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